segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sismos

Sismos



Um sismo, também chamado de terramoto, é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela libertação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Um sismo é um tremor de terra.
Há países em que os sismos são tão fortes que têm consequências desastrosas para a humanidade. Para além de quedas de edifícios, e rotura de estradas, como podes observar nas imagens, também morrem pessoas e algumas das que sobrevivem, perdem todos os seus bens.
Portugal é um país que apresenta bastantes riscos sísmicos. As áreas de maiores intensidades sísmicas localizam-se na faixa litoral, precisamente onde a concentração demográfica é maior, ou seja, onde vivem mais pessoas.
O arquipélago dos Açores é sujeito com frequência a tremores de terra. O mais grave de todos aconteceu em 1980, e provocou destruição e morte, na Ilha Terceira.
O maior sismo que ocorreu em Portugal, aconteceu em 1755. Originou um tsunami, ou seja, uma onda gigante, com cerca de 15 metros de altura, incêndios, deslizamentos e provocou milhares de mortos em Lisboa, bem como a destruição de muitos edifícios. Este acidente grave na história de Portugal, ficou conhecido por Terramoto de 1755.



Ciencias